Área de Atuação

Onicologia e Tricologia

A Onicologia é uma subespecialidade da Dermatologia que se dedica ao diagnóstico e tratamento clínico ou cirúrgico das doenças que acometem a unidade ungueal. As principais doenças tratadas são as onicomicoses, unhas encravadas e unhas frágeis. Existem outras doenças inflamatórias como psoríase ungueal, paroníquia (mão da lavadeira) e líquen plano. Todas essas doenças interferem nas atividades diárias do paciente e em sua auto-estima.

Além disso, são de grande importância os tumores ungueais, que podem se manifestam de forma muito discreta ou serem bem dolorosos. Uma mancha escura na unha, por exemplo, pode se tratar de um melanoma, que é um tumor que precisa ser diagnosticado em sua fase inicial, pois trata-se de um câncer agressivo.

Já a Tricologia é a área da Dermatologia que estuda as afecções do couro cabeludo e dos cabelos. É uma subespecialidade em franca expansão, pois tem sido muito estudada por nós, dermatologistas. Isso tem nos permitido caracterizar melhor as doenças, definir novos diagnósticos e desenvolver tratamentos inovadores.

As principais doenças do couro cabeludo são a dermatite seborreica, a psoríase, as alopecias; e da haste capilar, principalmente a quebra por dano químico ou físico.

Além disso, a Tricologia atua na manutenção da beleza dos cabelos e preservação da saúde do couro cabeludo e da haste capilar.

Outras áreas que atuo

Cosmiatria

Procedimentos que tenham por finalidade a manutenção da beleza e a melhora da aparência da pele e seus anexos.

Dermatologia Clínica

Responsável pelo diagnóstico, prevenção ou tratamento e seguimento das doenças que atingem a pele e seus anexos.

Dermatologia Cirúrgica

Diagnóstico e tratamento clínico ou estético da pele, cabelos e unhas por técnicas cirúrgicas, oncológicas, reconstrutivas ou estéticas.