Melasma
O que é?
O melasma caracteriza-se pelo surgimento de manchas escuras na pele, mais comumente na face, mas também pode ser de ocorrência extrafacial, com acometimento dos braços, pescoço e colo. Afeta mais frequentemente as mulheres, podendo ser visto também em homens.
Causas
Não há uma causa definida, mas muitas vezes esta condição está relacionada à predisposição genética, ao uso de anticoncepcionais femininos, à gravidez e, principalmente, à exposição solar. A radiação ultravioleta é a principal desencadeante ou agravante, mas acredita-se que a luz visível (das lâmpadas e dos computadores) desempenhem também um papel no escurecimento dessas manchas.
Diagnóstico e Tratamento
O diagnóstico é clínico. O exame com luz de wood pode nos ajudar a compreender a profundidade da mancha. O tratamento é feito com modificações de alguns hábitos de vida, uso de medicamentos tópicos (cremes ou géis) e nutracêuticos. O uso de protetor solar, de preferência aqueles com base, é fundamental. Laser, luz pulsada, peeling e microagulhamento podem auxiliar no tratamento dessa dermatose. Mas devem ser realizados com cuidado por dermatologista, pois o melasma é uma mancha muito delicada que pode até piorar com tratamentos muito agressivos.
Geralmente o tratamento é mais intenso no inverno, mas é muito importante continuar os cuidados no verão para evitar o escurecimento das manchas. Apesar de ser uma condição crônica e recorrente, o clareamento total é possível em alguns casos.
Adicionar Comentário